Termômetros devem registar máxima de 30°C nesta terça-feira (1º); umidade cai para 25%. De acordo com Inmet, capital está há 99 dias consecutivos sem chuva.
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2015/09/20/sol_2.jpg)
O mês de setembro começa com altas temperaturas e baixo índice de umidade, fenômenos comuns ao período de seca no Distrito Federal. Segundo o Instituto Nacional de Meterologia (Inmet), a combinação de calor e estiagem deve durar pelas próximas quatro semanas.
Nesta terça-feira (1º), a previsão é que os termômetros registrem a temperatura máxima de 30°C, com índice de umidade de até 25%.
De acordo com o meteorologista do Inmet Heráclio Alves, o mês costuma ser o período com a umidade mais baixa do ano, por ser um período de transição, com a chegada da primavera, no próximo dia 22.
“O normal é que na segunda quinzena as chuvas comecem. Não em volume suficiente para acabar com o clima seco, mas já abrindo a temporada de chuvas, que começa de verdade em outubro.”
Para esta semana, a previsão é que os índices mínimos de umidade variem de 20% a 25%. A temperatura mínima pode chegar a 11°C, e a máxima prevista é de 31°C.