Cinquenta imigrantes serão acomodados em duas entidades acolhedoras do Distrito Federal
Brasília recebe, pela primeira vez, venezuelanos vindos de Roraima. Cinquenta imigrantes serão recebidos nesta terça-feira (24/7), às 13h30, pela organização Aldeias Infantis SOS, na capital da República. A entidade atende, prioritariamente, famílias com crianças. Outros 36 imigrantes do país vizinho, incluindo mulheres e crianças, estão sendo levados para a Casa de Acolhida Papa Francisco, administrada pelo Programa de Atendimento a Refugiados da Cáritas, no Rio de Janeiro.
Um total de 131 venezuelanos deixam Roraima no processo de interiorização. Em Cuiabá, 24 pessoas ficarão no Centro Pastoral do Migrante. Os demais – 21 – têm como destino São Paulo, onde serão abrigados na Casa do Migrante Missão Paz. O transporte está sendo feito em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).
Entre abril e julho deste ano, o processo de interiorização dos migrantes que pediram refúgio ou residência no Brasil já envolveu 690 venezuelanos – eles foram levados de Roraima, por onde a maior parte chega ao país, para outras cidades.
Em nota, a Casa Civil da Presidência da República informou que, antes de acolher os refugiados, são feitas reuniões com autoridades locais e coordenação dos abrigos para definição de detalhes sobre atendimento de saúde, matrícula de crianças em escolas, ensino da Língua Portuguesa e cursos profissionalizantes.
Fonte: https://www.metropoles.com/distrito-federal/brasilia-recebe-pela-primeira-vez-venezuelanos-vindos-de-roraima