A Secretaria da Mulher abriu a consulta pública do II Plano Distrital de Políticas para Mulheres

(PDPM), até o dia 10 de abril, oferecendo à população do Distrito Federal a oportunidade de ter voz na elaboração de políticas públicas para mulheres. É a chance de a sociedade civil apontar quais as ações voltadas ao público feminino, propostas por todas as secretarias do GDF.

A escuta da comunidade é de extrema importância para entender as demandas e as urgências de quem se beneficia daspolíticas públicas. “Uma política pública eficiente tem que ser estruturada a partir de uma base, que leva em consideração o orçamento disponível, um embasamento de dados que justifique a proposta e o monitoramento da ação. Por isso, criamos o PDPM, e a colaboração da população se torna indispensável para a institucionalização dessas políticas”, reforça a Secretária da Mulher, ErickaFilippelli.

O II PDPM é um documento que reúne as políticas públicas pensadas para mulheres e que estão na lista de ações a serem desenvolvidas pelo Governo do Distrito Federal. A consulta pública é a forma de valorizar a participação popular na construção das políticas para as mulheres.

Serão abordadas questões como autonomia econômica; educação; igualdade; saúde integral para mulheres direitos sexuais e reprodutivos; além de debater o enfrentamento à violência de gênero; o racismo; o sexismo; a participação das mulheres em espaço de poder e decisão.O espaço será aberto também para à reflexão sobre minorias, como as mulheres do campo, deficientes e idosas.

O objetivo é que o GDF leve em consideração os resultados obtidos na pesquisa para a tomada de decisões futuras.

Para contribuir, moradores do DF devem acessar o formulário disponível no site respostas e sugestões – feitas de maneira anônima, por meio de um questionário on-line – serão registradas e estudadas por um grupo de trabalho, às questões referentes aos diferentes eixos e temáticas englobados nas políticas já existentes. Assim, o participante pode ranquear por ordem de importância e de acordo com a avaliação pessoal, as ações que julga prioritárias.

Acesse o link para participar!

Últimas