- Publicidade -
30.5 C
Brasília
- Publicidade -

Polícia Federal promove palestras e atividades com a temática combate à corrupção em escolas públicas e particulares

A conscientização de que sem corrupção é possível um futuro melhor para o país é a mensagem central do projeto da Polícia Federal “Construindo Valores – #façasuaparte”. O lançamento da iniciativa, voltada para estudantes de todo o país, ocorreu em cerimônia nesta quinta-feira, 9, no hangar da PF de Brasília.

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, o secretário de Segurança Pública, delegado Júlio Danilo, o diretor executivo da PF, Cairo Costa, e outras autoridades, estiveram presentes no evento, que contou com uma palestra, ministrada pelo agente da PF Roberto Zaynan, sobre a importância da decisão pelos atos de honestidade no dia a dia, voltada aos estudantes que participaram do lançamento.

Alunos de quatro escolas cívico-militares, modelo de compartilhamento de ensino em parceria entre as secretarias de Segurança Pública e de Educação do DF, estavam no evento.

Quando a Polícia Federal atua, depois que o crime já ocorreu, só acontece porque a educação fracassou em algum momento. É no ambiente escolar que o comportamento e bons valores de formação humana devem ser trabalhados. A educação é parte ativa desse processo. Um projeto dessa natureza é de extrema importância para a cultura de combate a corrupção”, destaca Hélvia Paranaguá, secretária de Educação do DF.

O projeto tem abrangência nacional e tem o objetivo de conscientizar estudantes do país sobre a prevenção primária à corrupção. Servidores voluntários da PF desenvolvem palestras e atividades socioeducativas em escolas.

O diretor executivo da PF, Cairo Costa, deixou um recado para os estudantes durante a cerimônia de lançamento: “meus queridos alunos, peço a responsabilização de vocês nesse processo de combate à corrupção. Vocês são agentes de transformação capacitados para mudar um país. Queremos evoluir e mudar a cultura de corrupção.

Construindo Valores – #façasuaparte

A formação da PF para os estudantes debate o tema da corrupção de maneira abrangente, mostrando exemplos rotineiros de desonestidade até as consequências de grandes desvios de recursos públicos. A ideia é mostrar que a decisão pela honestidade deve ser em todas as situações, conscientizando os alunos que a mudança no país depende de uma atividade individual para romper com o ciclo de corrupção que ainda persiste no Brasil.

Esse projeto foca numa temática muito importante para nossa nação. Temos que atuar na prevenção, e não depois que o mal já está feito. Trabalhar para construir cidadãos conscientes começa desde a infância. Essas situações de não passar o colega de classe para trás ou não colar na escola são momentos em que se impede a corrupção”, destaca o secretário de Segurança Pública, delegado Júlio Danilo.

Comentários

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Continue Lendo