Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília
Na última sexta-feira (17), mais de 2,1 mil alunos celebraram a formatura do 4º ciclo de 2023 do RenovaDF, realizado no Ginásio do Cruzeiro. O programa, que iniciou em 2021, já contribuiu para a recuperação de mais de 2,6 mil equipamentos no Distrito Federal.
A vice-governadora Celina Leão elogiou o sucesso do programa, destacando seu reconhecimento internacional como uma iniciativa social exemplar. A data da formatura também foi marcada pela entrega da bolsa-auxílio, equivalente a um salário mínimo, aos alunos.
Os cursos, conduzidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai), têm duração de três meses, totalizando 240 horas de aprendizado com 4 horas diárias. As capacitações abrangem diversas áreas profissionais, como manutenção, carpintaria, jardinagem, eletricidade, encanamento, serralheria e alvenaria.
Os estudantes aplicam suas habilidades na reparação de equipamentos e locais públicos em necessidade de manutenção, contribuindo para a revitalização de 15 regiões administrativas do DF. Além da bolsa, os participantes recebem um kit uniforme completo e benefícios como auxílio transporte, seguro contra acidentes pessoais e lanche.
O evento contou com a presença do secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, que destacou o RenovaDF como uma oportunidade de integração entre os alunos e a comunidade. Neste ciclo, a iniciativa também incluiu 150 pessoas em situação de rua, imigrantes e egressos do sistema penal, com acompanhamento das unidades do Creas e do Centro Pop da Secretaria de Desenvolvimento Social. O RenovaDF reforça seu papel como agente de transformação social e oportunidade de capacitação para diversos públicos.