A Polícia Federal (PF) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizaram, na sexta-feira (29), uma operação contra grilagem de terras no Núcleo Rural Boa Esperança II, área dentro do Parque Nacional de Brasília.
De acordo com as autoridades, o parcelamento irregular de terrenos e construções na região se intensificou nos últimos quatro meses. Entre os alvos da operação, está o responsável pela construção de um galpão, erguido em maio deste ano, que opera como uma loja de material de construção.
O responsável pela operação do comércio também é investigado. Ambos foram autuados e devem pagar multa no valor de R$ 5 mil. A loja teve as atividades suspensas e foi determinado que a construção seja demolida.
Durante a operação, outros três alvos foram identificados por envolvimento no parcelamento irregular de uma chácara e outros três terrenos. Em um deles, foi construída uma estrutura para cortes de pedra e uma casa, que já está em fase de acabamento, segundo os investigadores.
A Polícia Federal afirma que os envolvidos responderão pelos crimes de invasão de área pública e dano em unidade de conservação. As penas variam entre um e cinco anos de prisão.
De acordo com os investigadores, a ação da PF e do ICMBio continua, já que existem outras denúncias de grilagem de terrenos dentro do Parque Nacional de Brasília.