Frente fria e chuvas devem atingir São Paulo no fim de semana


Logo Agência Brasil

A formação de um ciclone extratropical no sul do Brasil deve causar uma frente fria para o estado de São Paulo nos próximos sábado (10) e domingo (11), favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva fortes e isoladas em diversas regiões do estado.

Segundo a Defesa Civil, as áreas com maior potencial para temporais estão nas regiões que fazem divisa com o Paraná e ao longo da faixa leste paulista. Há possibilidade de chuva intensa acompanhada de descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo de forma isolada.

Notícias relacionadas:

As temperaturas seguem elevadas em grande parte do estado, com leve moderação ao longo do fim de semana. Na região metropolitana da capital, os termômetros variam entre 21°C e 33°C, enquanto na Baixada Santista os valores ficam entre 25°C e 35°C.

Tempo no interior

No interior e nas regiões norte e oeste, as máximas permanecem altas, alcançando 35°C em áreas como Vale do Paraíba, litoral norte, Araçatuba, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto. No Vale do Ribeira e na região de Itapeva, as temperaturas podem chegar a 37°C. Já nas áreas de maior altitude, como a Serra da Mantiqueira, as mínimas ficam em torno de 15°C e as máximas não ultrapassam 26°C.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGESP), o fim de semana na região metropolitana de São Paulo deve manter uma condição típica de verão, com predomínio de sol no decorrer do dia, calor e temperatura acima dos 30°C.

Temperatura em elevação

No sábado (10), o predomínio de sol desde o amanhecer favorece a rápida elevação das temperaturas no decorrer do dia, com temperatura mínima em torno dos 20°C na madrugada e de 32°C no período da tarde, com taxas mínimas de umidade do ar ao redor dos 35%. O dia deve terminar com aumento da nebulosidade, mas sem previsão de chuva.

No domingo (11), a tendência é de que também haja sol, calor e elevação rápida da temperatura ao longo do dia. A mínima na madrugada deve girar em torno dos 21°C e a máxima mais uma vez pode superar os 32°C. A umidade do ar deve apresentar valores mínimos de 32% nas horas de maior aquecimento. O final do domingo deve ser com nebulosidade variável e sem previsão de chuva.

Flávia Albuquerque – Repórter da Agência Brasil

Últimas