O mês de março em Brasília teve um início marcado por atividades significativas, especialmente por ser um mês voltado para as mulheres. Um dos eventos destacados foi um seminário realizado no auditório da Polícia Civil do Distrito Federal. Na sexta-feira, dia 1º de março, aconteceu o evento “A Ressignificação do Papel do Homem na Sociedade e sua Importância no Enfrentamento à Violência Contra a Mulher”. Essa iniciativa faz parte da Campanha Homens de Honra – Diga Não à Violência Contra Mulheres e Meninas, coordenada pela Dra. Patricia Zapponi, Presidente da Rede Laço Branco no Brasil, em colaboração com a Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura.
Durante o seminário, uma variedade de questões foram abordadas por meio de palestras. Pela manhã, foram discutidas ações de prevenção e combate à violência contra a mulher pelo Ministério Público, a transformação do papel do homem e a perspectiva do Poder Judiciário sobre essa ressignificação.
No período da tarde, as palestras abordaram temas como feminicídio e o papel da sociedade no contexto da violência doméstica, apresentando também caminhos para a pacificação.
O evento contou com a presença de várias autoridades, o Ministro Marco Aurélio Mendes, o delegado-geral da PCDF, José Werick de Carvalho, o Prof. Samir Chelala, presidente da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura; Daniel Catelli, procurador Federal, representando o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília; Marcelo Zago, delegado da PCDF, representando o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar; o advogado Eduardo Gueiros, a Comandante-Geral da Ana Paula Barros Habka e a tenente-coronel Marina, representando a comandante do CBMDF.
O ponto culminante do evento ocorreu com a entrega das Comendas Homens de Honra, uma honraria concedida a indivíduos que se destacam significativamente na luta contra a violência de gênero. Essa distinção reconhece o compromisso e o esforço dessas pessoas em promover a igualdade de gênero e criar um ambiente seguro e respeitoso para todas as mulheres e meninas.