Riacho Fundo II ganha mais uma UBS

Os moradores da Região de Saúde Centro-Sul foram beneficiados com a inauguração, nesta quarta-feira (1º/9), da Unidade Básica de Saúde 5 do Riacho Fundo II. A unidade vai dar cobertura para uma população de aproximadamente 28 mil pessoas. O local começou a atender após a inauguração.

A UBS 5 tem estrutura para abrigar sete equipes completas de Estratégia de Saúde da Família (ESF) uma equipe do Núcleo de Apoio de Saúde da Família (NASF), com duas equipes de saúde bucal, farmácia, sala de vacina, sala de medicação e curativos.

“Entregar uma obra de saúde à comunidade é oferecer saúde básica à população para evitar que essas pessoas cheguem até os hospitais. É na saúde básica a porta de entrada do cidadão. Esta obra ficou parada muito tempo, tivemos que licitá-la novamente para dar continuidade e depois disso, estamos aqui entregando pronta e com uma estrutura digna para atender a população do Riacho Fundo II”, destaca o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.

A UBS 5 do Riacho Fundo II foi um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab), em contrapartida à construção de unidades habitacionais na região. Ou seja, não houve recursos oriundos da Secretaria de Saúde.

Para o secretário de Saúde, general Pafiadache, é uma grande satisfação entregar no início de sua gestão uma UBS considerada uma das maiores do Brasil. “Temos que nos preocupar com a atenção básica, pois é onde começam os atendimentos à população”, afirma.

Com uma área construída de aproximadamente 2.113 m² divididos em três blocos, A UBS 5 possui área de reservatórios e depósito de resíduos. A nova unidade conta com 18 consultórios, sendo sete destinados aos médicos, sete destinados a enfermeiros e quatro salas de acolhimento.

A unidade conta ainda com: sala de atividades coletivas; sala de vacinas; sala dos Agentes Comunitários de Saúde; sala de coleta de exames; sala de curativos; sala de inalação coletiva; auditório; copa para funcionários e vestiário para funcionários.

Região Centro-Sul

A UBS 5 do Riacho Fundo II será a sétima unidade entregue na gestão do governador Ibaneis Rocha. Mais outras três UBS estão previstas para serem entregues neste ano. A unidade dada aos moradores do Riacho Fundo II será referência para região por sua capacidade e pelo potencial de crescimento. Será uma unidade modelo de acolhimento para a população, com potencial transformador no acesso da população aos serviços básicos, no sentido de essenciais à saúde.

De acordo com a superintendente da Região Centro-Sul, Flávia Oliveira Costa, com a inauguração da UBS 5 do Riacho Fundo II as duas equipes de Estratégia Saúde da Família que trabalhavam em um prédio alugado foram remanejadas para a nova UBS e assim, a região agora não possui nenhuma unidade funcionando em prédios alugados.

“Essa é uma área com grande demanda e de população carente, que possui poucos equipamentos públicos. Essa UBS vai dar um grande suporte para todos estes moradores. A princípio vamos atender com três equipes de Estratégia Saúde da Família, mas o governador deu garantia de que teremos mais contratações e isso garantirá a ampliação para sete equipes”, explica.

AGÊNCIA SAÚDE-DF

Últimas