Prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, falece aos 77 anos

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, faleceu na manhã desta quarta-feira (26), conforme informou a assessoria da prefeitura. Noman, de 77 anos, sofreu uma parada cardiorrespiratória na noite de ontem (25) e, apesar de ter sido reanimado, seu quadro de saúde era considerado gravíssimo pelo Hospital Mater Dei.

Internado desde o dia 3 de janeiro para tratar uma pneumonia, o prefeito enfrentava complicações de saúde desde o ano passado. Após a reanimação, seu estado evoluiu para choque cardiogênico, necessitando de medicações intensivas.

Em nota oficial, a prefeitura de Belo Horizonte lamentou a perda, destacando sua integridade, dedicação à cidade e sua postura gentil e acessível. “Um homem público íntegro, cuja história se confunde com o desenvolvimento da nossa cidade”, diz o comunicado. “Neste momento de dor, nos solidarizamos com os familiares, amigos e todos os cidadãos belo-horizontinos que perdem não apenas um líder, mas um exemplo de ser humano. A cidade se despede com gratidão e reverência.”

Trajetória de Fuad Noman

Economista de formação, Fuad Noman construiu uma carreira sólida na administração pública. Foi servidor de carreira do Banco Central e ocupou cargos importantes no governo federal, estadual e municipal. Em 2022, assumiu a prefeitura de Belo Horizonte após a renúncia de Alexandre Kalil e, no ano passado, foi reeleito com 53,76% dos votos válidos.

Seus últimos meses foram marcados por desafios de saúde. Em julho de 2023, Noman revelou ter sido diagnosticado com linfoma não Hodgkin (LNH), um tipo de câncer que afeta o sistema linfático. Em dezembro, foi internado para tratar uma pneumonia e, desde então, vinha passando por tratamento intensivo.

No início deste ano, em razão de sua condição médica, tomou posse de forma virtual no dia 1º de janeiro. Poucos dias depois, precisou ser internado novamente, deixando o comando da prefeitura a cargo do vice-prefeito Álvaro Damião.

Ainda não há informações sobre velório e sepultamento do prefeito Fuad Noman. Seu legado na administração pública e dedicação a Belo Horizonte serão lembrados com respeito e admiração.

Últimas