Horas antes de se aposentar do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Luís Roberto Barroso jantou nesta sexta-feira (17) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio da Alvorada. Durante o encontro, o tema central foi a sucessão de Barroso na Corte, que deve ser anunciada nos próximos dias.
Segundo fontes do governo e do Judiciário, Lula perguntou a opinião de Barroso sobre os três principais cotados à vaga: o advogado-geral da União, Jorge Messias; o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG); e o ministro do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas. Diplomático, Barroso declarou que todos os três eram preparados para assumir o cargo.
Apesar da conversa, integrantes do governo afirmam que Lula já decidiu indicar Messias, embora a decisão ainda não tenha sido comunicada oficialmente. O nome escolhido precisará passar por sabatina e votação no Senado antes da posse no Supremo.
Além da sucessão no STF, Lula e Barroso conversaram sobre política, vida pessoal e a participação de mulheres no Judiciário.
No mesmo dia, Barroso ainda apresentou voto em plenário virtual a favor da descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação. O julgamento foi interrompido pelo ministro Gilmar Mendes e não tem data definida para ser retomado.


