O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou neste sábado (18), em São Bernardo do Campo (SP), que educação e participação política são fundamentais para construir um futuro melhor para o Brasil. Durante discurso a estudantes, ele destacou que o governo tem voltado suas políticas públicas para oferecer oportunidades de ascensão social e profissionalização.
“Pelo amor de Deus, agarrem essas chances com suas mãos. Nós daremos sustento a vocês”, disse o presidente ao anunciar o investimento de R$ 108 milhões em 500 cursinhos populares pré-vestibulares, voltados a estudantes da rede pública em situação de vulnerabilidade social. O programa visa preparar jovens para o Enem, oferecendo suporte técnico, financeiro e aulas específicas.
Para Lula, a educação proporciona autonomia, melhora a qualidade de vida e combate desigualdades, inclusive no enfrentamento à violência doméstica. “Profissão é coisa sagrada. É por isso que eu aposto na educação”, afirmou. Ele ainda reforçou que nenhum país se desenvolveu sem investir na formação de seu povo e que o Brasil deve buscar exportar conhecimento e tecnologia, além de commodities.
O presidente também relacionou educação à participação política. “A desgraça de quem não gosta de política é que é governado por quem gosta. E se quem gosta for uma tranqueira, vocês serão governados por uma tranqueira. Não coloquem raposa para tomar conta do galinheiro”, alertou, incentivando os jovens a se envolverem ativamente nas decisões do país.
Segundo o governo federal, o primeiro edital da Rede Nacional de Cursinhos Populares já beneficiou 384 unidades e mais de 12 mil estudantes em todo o país, com apoio financeiro para professores, coordenação e auxílio-permanência aos alunos.
O anúncio deste sábado reforça o compromisso do governo com a educação como ferramenta de transformação social e política, alinhando formação acadêmica à consciência cidadã.


