Lindbergh Farias critica Tarcísio e diz que governador ‘cruzou o Rubicão’ na Paulista

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias, criticou nesta segunda-feira (8) o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), pelas falas durante os atos de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, realizados na Avenida Paulista no último domingo (7).

Em publicação no X (antigo Twitter), Lindbergh afirmou que Tarcísio “não age como governador, mas como advogado de Bolsonaro” e que “quem ataca ministros e defende anistia para conspiradores não luta por liberdade: legitima o crime, sabota a Justiça e abre caminho para novos atentados contra a democracia”. Segundo o parlamentar, o governador teria “cruzado o Rubicão”, expressão que indica uma decisão sem volta, ao criticar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e defender anistia para condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Lindbergh citou trechos do discurso de Tarcísio, no qual o governador afirmou que “ninguém aguenta mais a tirania de um ministro como [Alexandre de] Moraes”. Para o líder petista, não se trata de crítica política, mas de um ataque frontal ao STF, que poderia configurar coação no curso do processo e tentativa de intimidar o ministro relator do julgamento de Bolsonaro e demais envolvidos.

A expressão “atravessar o Rubicão” remete à história da Roma Antiga, quando o general Júlio César, em 49 a.C., cruzou o rio Rubicão com suas tropas, gesto proibido por lei que marcou o início de uma guerra civil. Hoje, a metáfora é usada para descrever decisões políticas ou institucionais que representam uma ruptura definitiva e sem possibilidade de retorno.

Últimas