Tensão na Casa Branca: Elon Musk e Marco Rubio discutem sobre cortes de pessoal

Na última quinta-feira (6), uma reunião de gabinete na Casa Branca se tornou palco de um acalorado debate entre o Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e o bilionário Elon Musk, conselheiro do governo para desburocratização. O embate ocorreu na presença do presidente Donald Trump, que interveio para reafirmar que os chefes de gabinete, e não Musk, têm a palavra final sobre decisões de pessoal e políticas em suas agências.

De acordo com o jornal New York Times, Musk, encarregado por Trump de reduzir significativamente a burocracia federal, criticou Rubio por não ter feito cortes expressivos no Departamento de Estado. Em resposta, Rubio rebateu alegando que 1.500 funcionários aceitaram pacotes de aposentadoria antecipada e ironizou a cobrança de Musk, perguntando se ele deveria recontratar todos os funcionários apenas para demiti-los novamente.

A reunião foi convocada após reclamações de chefes de agências sobre a abordagem agressiva de Musk, o que levou congressistas republicanos a pressionar a Casa Branca. Segundo o Times, o Escritório de Assuntos Legislativos da Casa Branca recebeu diversas ligações de parlamentares preocupados com o impacto das medidas no governo e entre seus eleitores.

Quando questionado sobre a discussão, Trump negou qualquer conflito entre os dois e elogiou ambos:

“Não houve confronto, eu estava lá. Elon se dá muito bem com Marco, e ambos estão fazendo um trabalho fantástico. Marco tem sido inacreditável como Secretário de Estado. E Elon é um cara único e tem feito um trabalho fantástico.”

A relação entre Musk e o governo Trump tem sido marcada por sua forte influência nas decisões sobre desregulamentação e cortes de pessoal, refletindo a postura do bilionário de enxugar a máquina pública. Resta saber como essa estratégia será recebida pelos congressistas e pelo público nos próximos meses.

Últimas