Marco Rubio anuncia revogação de vistos de Alexandre de Moraes, familiares e aliados

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou na noite desta sexta-feira (18/7) a revogação do visto do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), além dos vistos de seus familiares e de supostos “aliados na Corte”. A medida foi divulgada por meio das redes sociais, horas após Moraes determinar medidas cautelares contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica e o recolhimento domiciliar noturno, entre 19h e 6h.

Rubio justificou a decisão com fortes críticas ao magistrado brasileiro, acusando-o de promover censura e perseguição política. “A política de caça às bruxas de Alexandre de Moraes contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura que viola os direitos dos brasileiros e também atinge os americanos”, escreveu o secretário, destacando ainda que a medida tem efeito imediato.

O secretário de Estado também mencionou o ex-presidente Donald Trump ao reforçar que a atual política externa norte-americana está comprometida em responsabilizar estrangeiros acusados de restringir a liberdade de expressão, inclusive fora dos Estados Unidos. “O presidente Donald Trump deixou claro que seu governo responsabilizará estrangeiros responsáveis pela censura de expressão protegida nos Estados Unidos”, afirmou Rubio.

A publicação, no entanto, não especifica quais outros ministros do STF ou nomes ligados ao Judiciário brasileiro seriam afetados pela medida. O gesto marca mais um episódio de tensão diplomática envolvendo autoridades brasileiras e figuras políticas norte-americanas próximas a Trump.

Até o momento, o Supremo Tribunal Federal e o Itamaraty não se manifestaram oficialmente sobre o caso.

Últimas