Ex-presidente boliviano Luis Arce é preso em La Paz, afirma ex-ministra

O ex-presidente da Bolívia Luis Arce foi detido nesta quarta-feira (10) em sua residência no bairro Sopocachi, em La Paz, segundo informou sua ex-ministra e aliada María Nela Prada. Em vídeo divulgado nas redes sociais, Prada afirmou que Arce foi levado à sede da Força Especial de Luta Contra o Crime Organizado (FELCC).

“Quero denunciar ao povo boliviano e à comunidade internacional que o ex-presidente Luis Alberto Arce Catacora foi sequestrado”, declarou. Segundo ela, a detenção ocorreu sem mandado judicial e no momento em que Arce estava sozinho em casa. Até o momento, o governo boliviano não comentou o caso.

Arce deixou a Presidência em 8 de novembro, dando lugar a Rodrigo Paz, que assumiu o comando do país e encerrou duas décadas de governos de esquerda. Paz é o primeiro presidente de direita após esse longo ciclo político.

A Procuradoria boliviana teria aberto uma investigação contra Arce por suposto desvio de recursos do Fundo Indígena, destinado a projetos para comunidades indígenas e rurais — investigação que surge em meio à pior crise econômica do país em 40 anos.

Ex-ministro da Economia de Evo Morales, Arce chegou ao poder com apoio do antigo aliado. No entanto, a relação entre os dois se deteriorou, resultando em um racha interno no campo progressista.

Durante seu governo, Arce utilizou quase todas as reservas internacionais da Bolívia para manter subsídios amplos aos combustíveis. A inflação anual chegou a 19% em outubro, após alcançar o pico de 25% em julho. O novo presidente, Rodrigo Paz, prometeu cortar drasticamente os subsídios à gasolina e ao diesel e implementar um programa de “capitalismo para todos”, focado na formalização da economia, na redução de burocracias e na diminuição de impostos.

Últimas