Em ligação com Lula, Putin classifica como “positiva” reunião com Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone na manhã desta segunda-feira (18/8) com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. A ligação ocorreu dias após o encontro do líder russo com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no Alasca. Segundo informações do Palácio do Planalto, a conversa durou cerca de 30 minutos.

Durante o telefonema, Putin considerou “positiva” a reunião com Trump, que, segundo relatos, terminou sem acordo sobre o cessar-fogo no conflito na Ucrânia. O presidente americano deve se reunir ainda nesta segunda com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e líderes europeus para discutir caminhos para o fim da guerra.

O governo brasileiro informou que Putin reconheceu a participação do Brasil no Grupo de Amigos da Paz, iniciativa conjunta com a China que busca propor soluções para o conflito no Leste Europeu.

Segundo a nota do Planalto, Lula agradeceu a ligação, reafirmou o apoio do país a esforços que conduzam a uma solução pacífica e desejou sucesso às negociações em andamento.

Últimas