Carlo Acutis se torna o primeiro santo millennial em cerimônia no Vaticano

O adolescente italiano Carlo Acutis foi oficialmente canonizado neste domingo (7) pelo papa Leão XIV, em uma cerimônia realizada na Praça São Pedro, no Vaticano. Conhecido como o “Influenciador de Deus” por seu engajamento nas redes sociais em prol da fé católica, Acutis é considerado o primeiro santo da geração millennial, formada por pessoas nascidas entre as décadas de 1980 e 1990.

Carlo morreu em 2006, aos 15 anos, no dia 12 de outubro, coincidindo com a celebração de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A ligação com o país se fortalece pelo milagre que levou à sua beatificação, em 2020, envolvendo a cura inexplicável de uma criança brasileira em Campo Grande (MS), após contato com uma peça de roupa do jovem italiano, contendo vestígios de seu sangue.

Na mesma cerimônia, também foi declarado santo da Igreja Católica o jovem Pier Giorgio Frassati, conhecido por seu engajamento social e profundo espírito de caridade cristã.

O evento reuniu milhares de fiéis e autoridades civis, incluindo o presidente da Itália, Sergio Mattarella, e o presidente da Câmara dos Deputados, Lorenzo Fontana. Durante a abertura do rito, o papa Leão XIV destacou o exemplo de fé e serviço dos novos santos:
“Todos vocês, todos nós juntos, somos chamados a ser santos.”

Esta foi a primeira canonização realizada pelo pontífice desde sua eleição, em maio deste ano, reforçando a importância de jovens modelos de fé e dedicação social no mundo contemporâneo.

Últimas