OEI assina acordo com a Adaps que beneficiará a saúde no Brasil

Acordo integra o Programa de Fortalecimento das Ações e Gestão e de Governança da Agência para o Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde (Adaps), responsável pela execução do Programa Médicos pelo Brasil.

A Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI) e a Agência para o Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde (Adaps) celebraram hoje um Acordo de Cooperação Técnica Internacional visando o desenvolvimento institucional da agência e de seus recursos humanos, mediante a implementação de ações e atividades que resultarão em ganhos de eficiência e qualidade dos serviços oferecidos à população brasileira.

“Consideramos a parceria com a Adaps uma ótima oportunidade para contribuir no desenvolvimento da região ibero-americana, vislumbrando o Sistema Único de Saúde brasileiro. A agência tem duas questões muito inovadoras. A primeira é um novo modelo de gestão completamente disruptivo, considerando o que tem sido feito nas últimas décadas no Brasil. A segunda é a importante atenção básica à saúde, que sofre ao longo de muitos anos com a necessidade de profissionais capazes de fazer frente à demanda do Brasil’, declara o diretor da OEI, Raphael Callou.

Dentre as ações previstas pela parceria estão a elaboração de instrumentos que melhorem a governança da agência; o mapeamento de práticas e açõesexitosas que respondam à Atenção  Primária à Saúdee ao Programa Médicos pelo Brasil, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), e a contribuição com estudos e pesquisas visando o aumento da satisfação e eficiência do SUS com a Atenção Primária à Saúde.

Para o diretor-presidente da Adaps, Alexandre Pozza, “o termo de cooperação é uma inovação do ponto de vista de gestão e vai contribuir para alcançar os objetivos estratégicos da agência, que é fazer provimento médico nos rincões do País, oferecer formação de qualidade para os médicos e fortalecer o SUS. Nosso trabalho está expandindo cada vez mais, com 11 milhões de pessoas beneficiadas com assistência em todo o País, e essa parceria chega em boa hora”, afirma. 

A Adaps

A agência foi instituída em 20 de março de 2020 como um serviço social autônomo, na forma de pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, de interesse coletivo e utilidade pública. Tem a missão de incrementar o acesso a serviços e soluções da Atenção Primária à Saúde para os cidadãos brasileiros, atuando como executora de políticas públicas na área, com ênfase no Programa Médicos pelo Brasil, sob orientação técnica e supervisão do Ministério da Saúde.

O foco do programa é a provisão de médicos em locais de difícil acesso ou de alta vulnerabilidade sanitária, fomentando a especialização de profissionais em Medicina de Família e Comunidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

FONTE: OEI

Últimas