A Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Goiás iniciou nesta segunda-feira (29) a Semana de Vacinação contra a Febre Amarela. A mobilização segue até sexta-feira (3) e tem como meta ampliar a cobertura vacinal, que atualmente é de 71,66% no estado — bem abaixo dos 95% recomendados pelo Ministério da Saúde. No Brasil, a taxa é semelhante, de 73,11%.
A ação acontece em meio à confirmação de novos casos da doença em primatas. Somente em 2025, já foram registrados cinco episódios: dois em Abadia de Goiás, um em Goiânia, um em Guapó e outro em Firminópolis. Outro caso segue em investigação no Zoológico de Goiânia.
Segundo a subsecretária de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, a baixa procura pela vacina preocupa, já que o vírus voltou a circular no território goiano. “Mesmo sem registros recentes em humanos, é urgente que todos atualizem o cartão de vacinas. A imunização é a principal forma de proteção”, alertou. O último caso confirmado em pessoas no estado ocorreu em 2017.
A vacina contra a febre amarela está disponível na rede pública e faz parte do calendário básico de imunização: aplicada aos 9 meses de idade, com reforço aos 4 anos. A partir dos 5 anos, quem não tiver recebido a dose deve se vacinar uma única vez.