Comunidade nordestina é celebrada em Cidade Ocidental; Daniel Vilela destaca contribuição para Goiás

Evento reuniu milhares de pessoas com música, culinária típica e valorização cultural; vice-governador ressaltou papel da migração no desenvolvimento do estado

Cidade Ocidental foi palco, neste domingo (14/8), do 9º Encontro de Nordestinos, uma festa marcada por forró, tradições culturais e sabores típicos. Entre os presentes, o vice-governador Daniel Vilela reforçou a importância da comunidade nordestina para Goiás e para a região do Entorno do Distrito Federal.

“Promover essa integração cultural é reconhecer todos os nordestinos que são fundamentais para o desenvolvimento do nosso Estado e dessa região. Cidade Ocidental impulsiona o crescimento de Goiás com empregos, indústrias e oportunidades. Vim aqui registrar o nosso agradecimento do povo goiano por tudo que vocês têm feito pelo nosso estado”, afirmou Daniel.

Migração e desenvolvimento

Segundo o vice-governador, a presença nordestina é parte essencial da transformação social e econômica recente:
“O povo que veio para cá empreendeu e ajudou Goiás a se transformar em referência de qualidade de vida. Muito além disso, transformou também a realidade da nossa capital federal e tem responsabilidade em tudo que dá certo no nosso país”, destacou.

Dados do IBGE mostram que Goiás teve o segundo maior crescimento populacional por migração no país entre 2017 e 2022, com a chegada de 371 mil pessoas de outros estados. Entre elas, os nordestinos representam a maior parte — em 2010, já eram 41,8% do total. Segurança, saúde, educação e um ambiente favorável aos negócios continuam atraindo famílias para o estado.

Tradição e pertencimento

O prefeito Luiz Gonzaga Viana Filho (Lulinha), também nordestino, destacou a simbologia do encontro:
“Sou do Maranhão e há 38 anos estou em Goiás sem esquecer minhas raízes. O governo do Estado é sempre parceiro da nossa cidade, por isso fiz questão de convidar Daniel para esta celebração”, afirmou.

A programação, parte das comemorações do aniversário do município, reuniu milhares de pessoas na Orla do Lago Jacob, com apresentações de Zé Cantor, Nilson Freire e Márcia Ferreira, além de pratos típicos como baião de dois, carne de sol e tapioca.

Últimas