O governador Ronaldo Caiado sancionou, nesta segunda-feira (13/10), a Lei nº 23.730, que determina que 50% do valor do Prêmio Leia seja destinado aos professores do 1º e 2º ano das escolas municipais, como bonificação por desempenho.
A medida, publicada no Diário Oficial do Estado, faz parte do programa AlfaMais Goiás e reforça o compromisso do governo com a alfabetização na idade certa.
Segundo Caiado, as escolas com melhores notas no Saego e nos índices de alfabetização receberão R$ 80 mil, sendo R$ 40 mil destinados aos professores regentes.
Criado pela Lei nº 21.073, o Prêmio Leia reconhece as 150 escolas com melhores resultados na Avaliação Educacional de Alfabetização (Saego-Alfa). Desde 2023, o programa já beneficiou cerca de 900 escolas e 978 mil alunos nos 246 municípios goianos.
A primeira-dama Gracinha Caiado destacou que a valorização dos profissionais tem sido fundamental para que Goiás mantenha o primeiro lugar no Ideb e a segunda posição nacional em alfabetização na idade certa.
A nova lei entra em vigor em 1º de janeiro de 2026. Atualmente, 72,7% das crianças goianas estão alfabetizadas na idade adequada, segundo dados do Ministério da Educação (MEC).


