O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) não participará mais da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), realizada em Belém do Pará. Segundo apurado pela reportagem, questões logísticas pesaram na decisão. O chefe do Executivo estadual optou por manter compromissos em Goiás.
A presença de Caiado estava prevista para esta terça-feira, 11, quando seriam apresentadas as principais ações do governo goiano voltadas à mitigação e adaptação climática.
Entre os temas que seriam abordados estão a produção de combustíveis limpos, com foco na descarbonização da mobilidade e da agroindústria; o potencial de exploração de terras raras; e o uso de tecnologia e ciência para impulsionar a agricultura sustentável.
O governador também participaria de debates sobre cooperação internacional em sistemas alimentares no contexto das mudanças climáticas.
A comitiva goiana segue representada pela secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andrea Vulcanis, e por técnicos da pasta. Eles vão apresentar as iniciativas do estado na conferência, que pela primeira vez é sediada na Amazônia.


