Diretores da Rede Pública de Ensino do DF Iniciam Mandato com Posse Solene

As escolas públicas do Distrito Federal iniciam o ano de 2024 com alterações significativas em seus quadros de gestores. Nesta terça-feira (2), 1.402 diretores e vice-diretores assumiram seus cargos em uma cerimônia realizada no Palácio do Buriti. Essa equipe foi escolhida de maneira democrática em 25 de outubro de 2023, após dois anos sem eleições na rede de ensino devido à pandemia de covid-19.

Os gestores eleitos terão um mandato de quatro anos, permanecendo nos cargos até 31 de dezembro de 2027. Esse processo democrático foi destacado pela governadora em exercício, Celina Leão, que ressaltou o poder do voto e da democracia por trás da escolha dos gestores pela comunidade. A governadora destacou a importância da educação para a sociedade e enfatizou a necessidade de ensinar valores desde cedo para combater problemas como o feminicídio.

A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, sublinhou que a gestão democrática vai além do ensino dos componentes curriculares e apontou a relevância desse modelo na educação. Destacou ainda que os novos diretores e vice-diretores passarão por um curso de formação de três dias para se aprofundarem em seus papéis na escola e entenderem o funcionamento da Secretaria de Educação, além de aprenderem sobre o Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (Pdaf).

Paulo Gileno, reeleito para dirigir a Escola Classe 410 de Samambaia, destacou a importância da gestão democrática na rede pública de ensino do DF, permitindo que todos os membros da comunidade escolar expressem sua opinião na escolha dos dirigentes. Adalgisa Pereira, eleita diretora da Escola Classe 20 de Ceilândia, elogiou a gestão democrática por dar voz à comunidade escolar, permitindo uma abordagem mais próxima das necessidades locais e proporcionando uma oportunidade educativa sobre o voto consciente para pais e alunos.

Assim, a posse dos novos gestores ressalta não apenas uma mudança administrativa, mas também a valorização da participação democrática na condução das escolas públicas do Distrito Federal.

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