Os estudantes concluintes de cursos de licenciatura inscritos na avaliação teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2025 têm até 25 de outubro para preencher o Questionário do Estudante, um dia antes da prova marcada para 26 de outubro.
O formulário está disponível no Sistema da Prova Nacional Docente (PND), dentro da “Página do Participante”, acessível pelo login único do portal Gov.Br. O preenchimento é obrigatório apenas para os concluintes inscritos que ainda não haviam respondido o questionário no momento da confirmação da inscrição.
Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), os dados coletados ajudam a caracterizar o perfil dos estudantes e avaliar os cursos de licenciatura em todo o país. O preenchimento é condição necessária para a colação de grau e para visualizar o local da prova, mas não influencia na nota final do Enade.
Informações solicitadas
O questionário aborda aspectos como:
- Perfil do estudante e familiar: idade, renda, cor ou raça, entre outros.
- Trajetória acadêmica: infraestrutura da instituição, corpo docente, grade curricular, participação em atividades extracurriculares (pesquisa, extensão, monitoria).
- Contexto social e profissional: trabalho durante o curso, relação da área de atuação com o curso, intenção de exercer o magistério.
O Inep garante que as respostas são analisadas de forma agregada por curso, preservando a identidade dos estudantes.
Enade das Licenciaturas e PND
A primeira Prova Nacional Docente (PND) em 2025 terá como base a matriz do Enade das Licenciaturas, com o objetivo de aprimorar o ingresso de professores nas redes públicas de ensino. A prova terá 5h30 de duração e será dividida em duas partes:
- Formação Geral Docente: 30 questões de múltipla escolha e uma questão discursiva comum a todas as áreas.
- Componente Específico: 50 questões próprias de cada área de licenciatura.
Os locais de aplicação serão divulgados por meio do Cartão de Confirmação da Inscrição individualizado no Sistema PND.
Cronograma das próximas etapas:
- 26/10/2025: aplicação da prova;
- 28/10/2025: divulgação do gabarito preliminar e padrão de resposta da questão discursiva;
- 11/11/2025: gabarito definitivo e padrão de resposta da questão discursiva;
- 10/12/2025: resultado final do Enade 2025.