- Publicidade -
25 C
Brasília

Com Receio sobre mudança de política econômica do governo, Ibovespa recua

REUTERS/Amanda Perobelli

SÃO PAULO (Reuters) – O Ibovespa recuava nesta terça-feira, refletindo o desconforto de agentes financeiros que começam a enxergar mudança de política econômica do governo brasileiro, que elevou tributação sobre bancos e retirou subsídios de outros setores para financiar renúncia fiscal com medidas para os combustíveis.

Às 12:11, o Ibovespa caía 1,28%, a 108.925,26 pontos. Na mínima, mais cedo, chegou a 107.319,15 pontos, mínima intradia desde novembro do ano passado. O volume financeiro somava 14,3 bilhões de reais.

“Pela primeira vez, começo a ficar desconfiado, desconfortável. Espero que parem por ai, mas os sinais são de que o liberalismo econômico ficou de lado e o populismo começa a ganhar o espaço na agenda”, afirmou o estrategista Dan Kawa, da TAG Investimentos, em comentários a clientes.

O presidente Jair Bolsonaro editou um decreto e uma medida provisória para reduzir a zero as alíquotas do PIS/Cofins incidentes sobre a comercialização e a importação do óleo diesel e do gás de cozinha.

Parte da compensação pela redução dos tributos virá do aumento da Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) de instituições financeiras como os bancos, alteração das regras de IPI para a compra de veículos por pessoas com deficiência e o encerramento do Regime Especial da Indústria Química (Reiq).

“A medida em si é fiscalmente correta, mas politicamente populista”, avaliou Kawa, acrescentando que não é à toa que o Ibovespa – com queda de 9% até o momento no acumulado do ano – é o pior índice da América Latina em 2021, mesmo a bolsa paulista atrativa se comparado aos padrões históricos.

O economista-chefe da SulAmérica Investimentos, Newton Rosa, ainda destacou que as negociações para aprovação da PEC Emergencial no Congresso seguem com problemas, com maior probabilidade de fatiamento e aprovação inicialmente apenas da autorização para gastar mais com auxílio emergencial.

De pano de fundo, o Brasil também enfrenta o pior momento da pandemia de coronavírus, com o total de mortes pela doença no país chegando a 255.720 e o total de infecções confirmadas no país atingindo 10.587.001.

Em Wall Street, o S&P 500 mostrava variações contidas após forte valorização na segunda-feira, com os investidores monitorando de perto o mercado de títulos e o progresso sobre a próxima rodada de estímulo fiscal.

Fonte Investing.com

Comentários

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Continue Lendo