Os moradores do Distrito Federal vão poder circular de transporte público coletivo sem pagar tarifa no fim de semana da Independência. O programa Vai de Graça valerá no sábado (6) e no domingo (7), data do desfile cívico-militar na Esplanada dos Ministérios. A medida foi determinada pelo governador Ibaneis Rocha e publicada em edição extra do Diário Oficial do DF (DODF) nesta quinta-feira (4).
Segundo a vice-governadora Celina Leão, a decisão amplia a acessibilidade da população e garante mobilidade para os grandes eventos que movimentam a capital. “Já registramos um aumento de 70% na movimentação de passageiros nos domingos e feriados desde o lançamento do programa Vai de Graça. Por isso, realizamos ajustes para criação de linhas e mais horários que atendam a população. Um reforço no compromisso do GDF com a mobilidade e, consequentemente, com o desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou.
Reforço na frota
No domingo (7), durante o desfile da Independência, haverá reforço de 134 ônibus extras, que farão viagens adicionais entre as regiões administrativas e o Plano Piloto, das 7h às 13h. As demais linhas manterão a operação normal tanto no sábado quanto no domingo.
Impacto do programa
Antes da implantação do Vai de Graça, o sistema de transporte público do DF registrava cerca de 270 mil acessos aos domingos. Com a gratuidade, esse número subiu para 460 mil viagens, de acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade. Com a criação de novas linhas e horários, a demanda foi estabilizada.
Em funcionamento há pouco mais de seis meses, o Vai de Graça já soma 37 dias de benefício e mais de 19,2 milhões de acessos gratuitos entre ônibus e metrô. O programa também tem sido ampliado em ocasiões especiais, como Carnaval, Semana Santa e outros feriados.