Seguem abertas até a próxima terça-feira (8) as inscrições para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Distrito Federal. A iniciativa é voltada a pessoas a partir de 15 anos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada, oferecendo uma nova chance para retomar os estudos e ampliar horizontes profissionais e acadêmicos.
O EJA atende uma demanda crescente de cidadãos que, por diferentes razões, tiveram que interromper sua formação escolar. No DF, o programa é oferecido pela rede pública em diferentes modalidades — presencial ou online —, permitindo ao estudante mais flexibilidade de acordo com sua rotina e disponibilidade.
As inscrições podem ser feitas de forma rápida e acessível, por meio do site da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), onde estão disponíveis o edital completo e o formulário de inscrição. Também é possível se inscrever pelo telefone 156.
Prazos importantes:
- Inscrições: até 8 de julho
- Resultado: 18 de julho, a partir das 18h, no site da SEEDF
- Matrícula presencial: de 21 a 25 de julho, diretamente na escola em que o aluno foi alocado
Para efetuar a matrícula, será necessário apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, duas fotos 3×4, comprovante de residência atualizado e declaração de matrícula ou histórico escolar. Menores de 18 anos devem apresentar também os documentos dos pais ou responsáveis.
Ensino adaptado à realidade do aluno
Um dos diferenciais do EJA é a possibilidade de escolha entre aulas presenciais e a distância, além da oferta de turmas nos turnos da manhã, tarde e noite. Isso facilita a vida de quem precisa conciliar os estudos com o trabalho, a família ou outras atividades. O programa está disponível em várias escolas públicas distribuídas por todas as regiões administrativas do DF.
Educação que transforma
Mais do que um diploma, o EJA representa cidadania, autoestima e novas oportunidades. Com a certificação do ensino fundamental ou médio, o aluno pode prestar concursos, acessar o ensino técnico ou superior e mudar sua realidade social e econômica.
A Secretaria de Educação do DF convida a população a compartilhar a informação com familiares e amigos que possam se beneficiar dessa oportunidade. Com o prazo de inscrições se encerrando, este é o momento ideal para dar o primeiro passo rumo a uma nova fase da vida.