A Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal (Sema) disponibilizou 1.625 vagas para a castração gratuita de cães e gatos. Esta iniciativa, voltada ao controle populacional de animais e à promoção da saúde pública, abre novos agendamentos online nas últimas quartas e quintas-feiras de cada mês através do site Agenda DF. As próximas oportunidades de agendamento ocorrerão na quarta (29) e quinta-feira (30). No dia 29, às 9h, estarão abertas as vagas para gatos, e às 14h, para gatas. Já no dia 30, às 9h, serão abertas as vagas para cachorros, e às 14h, para cadelas.
Os procedimentos de castração serão realizados entre 4 e 25 de junho em clínicas credenciadas, distribuídas da seguinte forma: Animais de Ceilândia, com 585 vagas; Dr. Juzo (Samambaia), com 312 vagas; Coração Peludinho (Gama), com 520 vagas; e Pet Adote (Paranoá), com 208 vagas.
Edilene Cerqueira, subsecretária de Proteção Animal, destaca a importância do sistema de agendamento online, desenhado para ser o mais acessível possível, dada a alta demanda pelo serviço. “Ao castrar seus pets, os moradores contribuem para a redução do número de animais abandonados e para uma cidade mais saudável”, afirma.
Gutemberg Gomes, titular da Sema, reforça que o programa é crucial não apenas para o controle populacional, mas também para a prevenção de doenças em animais e humanos. “Esta iniciativa reflete o compromisso do Governo do Distrito Federal com a sustentabilidade e o bem-estar dos animais”, diz ele.
Para garantir uma vaga, os donos de pets devem seguir estes passos:
- Registrar-se no sistema Participa DF – Criar uma conta através do link fornecido, se ainda não tiver uma.
- Acessar o site de agendamento – Entrar no site Agenda DF e clicar no ícone da Sema.
- Escolher uma clínica conveniada – Selecionar entre as clínicas listadas onde o procedimento pode ser realizado.
- Selecionar data e hora – No calendário do site, selecionar o mês de maio, escolher uma data e um horário disponível. Após ler todas as orientações, clicar em ‘Agendar’.
- Revisar todas as informações, seguir as orientações restantes, baixar o comprovante de agendamento e preparar-se para o dia do procedimento.
Esta é uma oportunidade para os proprietários de animais do DF garantirem o bem-estar de seus pets, contribuindo para a saúde pública e para o meio ambiente.