A Conferência Distrital de Segurança Pública (Confedisp) encerrou nesta quinta-feira (28), após três dias de debates e trocas de experiências envolvendo 2.430 participantes. O evento reuniu servidores das forças de segurança pública, conselhos comunitários, representantes das administrações regionais, magistrados, professores, estudantes, imprensa, produtores rurais e organizações não governamentais, reafirmando o compromisso do Distrito Federal com a segurança e a integração comunitária.
O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, destacou a relevância do evento, realizado um ano após o lançamento do programa DF Mais Seguro. “Estamos mais uma vez em destaque nacional, como modelo de segurança pública integrada. Somos a segunda capital mais segura do país, segundo o Ipea, e iniciativas como os sistemas Viva Flor e o Dispositivo de Proteção à Pessoa [DMPP], reconhecidos pelo Conselho Nacional de Justiça, mostram que seguimos na direção certa”, afirmou.
Um dos temas centrais da Confedisp foi a ampliação da política de segurança pública para áreas rurais, com reuniões periódicas dos comitês e do conselho gestor, além do lançamento do projeto de videomonitoramento em áreas estratégicas. “Essas ferramentas tecnológicas modernas são essenciais para o fortalecimento da atividade policial”, explicou o subsecretário de Modernização Tecnológica da SSP-DF, Fábio Martins.
Proteção às mulheres
O eixo de proteção às mulheres foi amplamente debatido, com destaque para os programas Viva Flor e DMPP, que integram as ações do Núcleo Judiciário da Mulher (NJM) em parceria com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). Essas iniciativas visam fortalecer a rede de apoio às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.
Luciana Rocha, juíza auxiliar do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ressaltou a importância dessa integração: “A atuação conjunta da Secretaria de Segurança Pública e do Judiciário tem sido essencial no enfrentamento ao feminicídio e na proteção às mulheres. Essa união de esforços potencializa os resultados e salva vidas”.
A Confedisp reafirma o compromisso do Distrito Federal em consolidar-se como referência em segurança pública no Brasil, promovendo a inovação, a inclusão e a proteção para todos os cidadãos.