Neste sábado, dia 27, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal está disponibilizando 100 mil doses de vacinas em mais de 60 pontos de imunização em toda a região. Esses pontos incluem shoppings, feiras, estações de metrô, administrações regionais e unidades básicas de saúde (UBS). Para garantir o sucesso do Dia D de Vacinação, cerca de 1,5 mil servidores estão envolvidos nessa iniciativa, com o objetivo de atender todas as faixas etárias, desde bebês até idosos.
Em todos os pontos de vacinação, a população terá acesso à vacina contra a gripe influenza, indicada para pessoas a partir de seis meses de idade. Além disso, serão oferecidos imunizantes contra a covid-19 para bebês a partir de seis meses, crianças, adolescentes, adultos e idosos. Para aqueles com mais de 18 anos que já tenham recebido pelo menos as duas primeiras doses, estará disponível a bivalente.
Além das vacinas mencionadas, também serão realizadas as imunizações previstas no calendário de rotina, incluindo vacinas contra doenças como HPV, meningite, poliomielite, febre amarela, tétano e hepatite. Uma lista completa, contendo as doses disponíveis, os endereços e os horários de funcionamento dos locais participantes, pode ser consultada aqui.
A Secretaria de Saúde enfatizou, em nota, que aqueles que estiverem com vacinas atrasadas poderão receber mais de uma dose no mesmo dia, visando garantir a proteção necessária.
Para o Dia D, foi organizada uma operação logística que garante o abastecimento tanto das UBS quanto das equipes volantes. Ao todo, dez veículos estarão disponíveis para atender os locais onde os estoques estiverem mais baixos ao longo deste sábado.