- Publicidade -
20.5 C
Brasília
- Publicidade -

Sarampo: GDF alerta, atualize o cartão de vacina e proteja-se

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada pelo vírus Measles morbillivirus e que está em circulação pelo Brasil. A doença já estava eliminada no país e voltou a causar surtos desde 2018, devido às baixas coberturas vacinais do imunizante tríplice viral.

Chamada de tríplice viral, a vacina previne contra sarampo, caxumba e rubéola e é aplicada em todas as unidades básicas de saúde (UBSs) do Distrito Federal.

Sintomas

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível, extremamente contagiosa e muito comum na infância. Os sintomas iniciais apresentados pelo doente são febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular e corrimento do nariz. Após esses sintomas, geralmente há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias.

O vírus pode atingir as vias respiratórias, causar diarreias e até infecções no encéfalo. Além disso, pode causar infecção nos ouvidos, pneumonia, ataques (convulsões e olhar fixo), lesão cerebral e morte.

Comentários

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Continue Lendo