- Publicidade -
15.5 C
Brasília
- Publicidade -

Roma e Brasília foram fundadas em 21 de abril

Capitais, brasileira e italiana, foram fundadas no mesmo dia

Brasília e Roma comemoram aniversários de fundação juntas. Roma é um pouco mais velhinha: enquanto a capital dos Três Poderes brasileiros faz 61 anos de fundação, a “capital do mundo” completa 2774 anos, hoje.

Conhecido como o “Natale di Roma” (Natal de Roma), o aniversário da capital italiana foi esquecido com a queda do Império Romano, e reavivado durante a unificação da Itália há mais de 150 anos.

Na década de 1960, os prefeitos resgataram a comemoração.

No tempo de César, dois estudiosos, o historiador Marco Terenzio Varrone e o astrólogo Taruzio Lucio, estabeleceram o nascimento da República romana em 509 a.C. e somaram os 244 anos do regime dos Sete Reis, a primeira forma de governo da cidade-Estado de Roma.

Desta foram definiram o 21 de abril como sendo o dia em que o lendário Rômulo estabeleceu o perímetro inicial da cidade em 753 a.C.

Já Brasília, inaugurada em 21 de abril de 1960, a cidade foi erguida em tempo recorde por ordem do então presidente Juscelino Kubitscheck. Com traçados criados pelos arquitetos Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, a nova capital brasileira foi construída em quatro anos.

*Informaçõe Itália No Brasil

Comentários

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Continue Lendo