Projeto Padaria Artesanal amplia parcerias e já beneficia quase 3 mil famílias no DF

O Projeto Padaria Artesanal, lançado em novembro de 2023, ganhou reforço de novas parcerias para ampliar sua atuação no Distrito Federal. A iniciativa, que já beneficiou quase 3 mil famílias, oferece capacitação em panificação como alternativa de geração de renda e transformação social.

A celebração ocorreu nesta terça-feira (3), na Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês, na 615 Sul, onde funciona um dos polos do programa em Brasília.

Transformação de vidas

Durante o evento, a segunda-dama, Lu Alckmin, destacou o impacto positivo da iniciativa. “São testemunhos lindos. Muitas famílias conseguem se alimentar melhor e também aumentam sua renda, vendendo os pães ou trabalhando em padarias e supermercados. Além disso, aprendem sobre a importância da ética, da cidadania, da saúde e da higiene”, afirmou.

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) apresentou, na ocasião, o Programa Acredita no Primeiro Passo, que prevê cursos de qualificação, acesso a microcrédito com juros reduzidos e orientação profissional a famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). Segundo o coordenador de apoio ao empreendedorismo da pasta, Eduardo Dalbosco, a meta é garantir mais autonomia: “O mais importante é que as pessoas conquistem uma renda e não precisem depender permanentemente da proteção social”.

Apoio do setor privado e dimensão social

O projeto conta com o apoio da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que doa insumos para viabilizar um dia de curso em cada uma das 42 unidades do programa no DF e Entorno. Para o presidente da Associação de Supermercados de Brasília (Asbra) e do Sindesuper, Jair Prediger, a ação beneficia diretamente o setor varejista. “Qualquer segmento empresarial precisa de pessoas capacitadas. Um curso como esse pode até despertar o gosto pela panificação e transformar essa paixão em fonte de renda”, avaliou.

Já o pároco da igreja, frei Elionaldo Escioni, ressaltou a dimensão social da iniciativa: “Quando um país cresce com igualdade, é porque seus cidadãos têm acesso às oportunidades e conseguem, por si mesmos, trilhar caminhos profissionais. Isso gera aumento de renda, dignidade e participação na sociedade”.

Últimas