Com o objetivo de fortalecer a representatividade das mulheres na ciência e destacar o papel do conhecimento para o desenvolvimento do país, o Mulheres Progressistas do Distrito Federal, do Partido Progressistas-DF (PP-11), realizou o encontro “Mulheres que Inspiram: Ciência, Inovação e Futuro”, nesta quinta-feira (16), no SofTown, no Guará. O evento reuniu pesquisadoras, lideranças políticas e profissionais engajadas no avanço da inovação no DF e no Brasil.
A governadora em exercício e presidente do Progressistas-DF, Celina Leão, destacou que a presença feminina na ciência é essencial para o crescimento sustentável do país.
“É fundamental reconhecer e fortalecer a presença das mulheres na ciência, que é essencial para o desenvolvimento do Distrito Federal e do Brasil. Valorizar a pesquisa e a inovação é investir em um futuro mais justo, inclusivo e promissor”, afirmou.
A programação contou com debates, trocas de experiências e reflexões sobre os desafios e as conquistas das mulheres no universo científico. Para a presidente do Mulheres Progressistas DF, Milena Câmara, o evento foi um espaço de inspiração e fortalecimento do protagonismo feminino.
“Nosso compromisso é fortalecer o protagonismo feminino e mostrar que a ciência também tem rosto de mulher. Quando nos unimos, abrimos caminhos para um futuro mais justo e inovador”, ressaltou.
Entre as convidadas, a palestrante Cristiane Novaes de Santos, mentora e treinadora comportamental especialista em pequenos negócios liderados por mulheres, destacou a importância de encontros como este.
“Essas palestras são ricas em informações e oportunidades. Todas as iniciativas que incentivam a reunião de mulheres e estimulam a reflexão sobre inovação e pesquisa despertam o protagonismo feminino, porque o lugar da mulher é onde ela quiser”, afirmou.
A vice-presidente do Sindicato da Indústria da Informação do DF (Sinfor-DF), Lúcia Soares da Silva, compartilhou sua trajetória e lembrou os desafios de ocupar espaços majoritariamente masculinos.
“No início, eu era deixada de fora das mesas de decisão, mesmo sendo quem conduzia os projetos. Hoje, posso dizer que estive dos dois lados, e aprendi que nós, mulheres, só temos um caminho: crescermos juntas e valorizarmos umas às outras”, destacou.
Encerrando com uma mensagem de união e empoderamento, o Mulheres que Inspiram reforçou a importância da presença feminina na ciência como elemento indispensável para a inovação e o progresso da sociedade.


