O programa Parque Educador abre inscrições para o segundo semestre deste ano, oferecendo 72 vagas para instituições de ensino da rede pública do Distrito Federal. Desenvolvido pelo Instituto Brasília Ambiental, por meio da Unidade de Educação Ambiental (Educ), e em parceria com as secretarias de Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema) e de Educação (SEE), o programa visa proporcionar atividades de educação integral, ambiental e patrimonial em unidades de conservação.
As inscrições estão abertas até 9 de agosto e podem ser realizadas neste link. O Parque Educador foca no receptivo de estudantes para aulas ao ar livre, integrando conteúdos de ciências, química e biologia com a prática em parques ecológicos. Segundo Rôney Nemer, presidente do Brasília Ambiental, o projeto permite que os alunos aprendam de forma prática os conteúdos vistos em sala de aula.
Cada escola poderá inscrever até duas turmas de 40 alunos cada. Os selecionados participarão das atividades de agosto a novembro, com transporte fornecido pelo programa. As escolas são responsáveis por fornecer lanche e enviar dois responsáveis para acompanhar as turmas.
O secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal, Gutenberg Gomes, destaca a importância do Parque Educador para a educação integral e ambiental, promovendo respeito e valorização das unidades de conservação. A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, ressalta a relevância da educação ambiental, afirmando que o programa enriquece a educação e fortalece a relação entre escolas e natureza.
As atividades, conduzidas por professores capacitados da SEE, serão realizadas nos parques ecológicos de Águas Claras, Riacho Fundo II, Três Meninas (Samambaia), Saburo Onoyama (Taguatinga), Sucupira (Planaltina), Estação Ecológica de Águas Emendadas (Esecae) e no Monumento Natural Dom Bosco (Lago Sul).