Nesta sexta-feira (23), a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) deu início à operação Força-total, uma ação estratégica voltada para a redução dos índices de criminalidade em áreas críticas do Distrito Federal. A operação, em sua primeira fase, concentra-se na Asa Sul, Vila Telebrasília, Asa Norte e Noroeste, locais identificados pelo Centro de Inteligência da PMDF como sendo de maior vulnerabilidade.
O objetivo do Governo do Distrito Federal e da PMDF é combater furtos a veículos e crimes violentos, além de intensificar as prisões em flagrante. A comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ana Paula Habka, destacou que o reforço no policiamento ostensivo é parte de uma estratégia para garantir resultados concretos nos próximos dias. “Estamos utilizando o Policiamento Ordinário, Grupos Táticos Operacionais (GTO), Grupamentos Táticos Motociclísticos (GTM) e tropas de elite do Comando de Policiamento de Missões Especiais (CPME), como BOPE, BPChoque, BPCães, RPMON, BAVOP e Rotam”, explicou.
A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, reforçou o compromisso com a segurança da população, afirmando que a operação visa aumentar a confiança dos moradores na segurança pública. “Aqui no Distrito Federal, não há lugar onde a nossa Polícia Militar não possa atuar. Nossa Segurança Pública tem autonomia, dada por mim e pelo governador Ibaneis Rocha, para combater o crime e garantir a segurança efetiva nas portas das casas das pessoas”, declarou.
Com essas ações, o Distrito Federal demonstra seu empenho em assegurar um ambiente mais seguro e tranquilo para todos os seus cidadãos.