Novo ataque de onça deixa bezerro morto na região da Fercal, no DF

Um bezerro foi encontrado morto nesta segunda-feira (8/9) nas proximidades do Sítio Recanto da Paz, na região da Fercal, em mais um ataque atribuído a uma onça-parda ou jaguatirica. O proprietário da chácara, Cid Marques Faria, já havia registrado a morte de dois bezerros e uma vaca na semana passada. Um vizinho também registrou outro ataque a um bezerro na última sexta-feira (5/9).

Apesar da instalação de câmeras de segurança após os ataques anteriores, o equipamento não conseguiu registrar o felino responsável pelo novo ataque, que teria ocorrido próximo à sede do sítio. Ainda não se sabe se se trata do mesmo animal ou de outro felino da mesma espécie na região.

O chefe do Centro de Triagem de Animais Silvestres do DF (Cetas-DF), Júlio César Montanha, informou que se deslocou até o local para investigar o caso. Segundo ele, as câmeras serão reposicionadas e haverá acionamento do Instituto Brasília Ambiental (Ibram-DF) e do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA-DF) para auxiliar na captura do animal, caso seja necessário.

O Ibama também confirmou os ataques e informou que os dois bezerros foram “possivelmente atacados por um ou dois grandes felinos, com base nos sinais deixados nas presas e nas pegadas encontradas”. Segundo o órgão, o animal pode estar em um percurso entre duas fazendas da região, onde mais câmeras serão instaladas para rastrear sua movimentação.

Uma força-tarefa envolvendo Ibama, Ibram e BPMA-DF será realizada a partir desta terça-feira (9/9) para monitorar e, se necessário, planejar a captura do felino, garantindo a segurança da população e do gado na região.

Últimas