No encontro do Consórcio Brasil Central, realizado no Banco de Brasília (BRB), anunciou-se uma nova linha de financiamento para segurança pública dos estados e municípios do consórcio, além da formalização do Prêmio de Melhores Práticas de Segurança Pública em 2024 e a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
A nova linha de crédito do BRB estará disponível para projetos a partir de R$ 15 milhões, com prazo de pagamento de até 15 anos e carência de três anos, direcionada a estados, municípios, autarquias, fundações e empresas estatais. O presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, destacou que estão sendo disponibilizados inicialmente R$ 500 milhões para os projetos, com foco em equipamentos, aeronaves, viaturas e investimentos em construção civil.
O Prêmio de Melhores Práticas de Segurança Pública do Consórcio Brasil Central 2024 visa reconhecer iniciativas públicas eficazes em promover segurança e bem-estar das comunidades, com oito categorias de avaliação e prêmios para os projetos selecionados em cada estado consorciado.
Fundado em 2015, o BrC reúne Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Tocantins e o Distrito Federal, representando 12,56% do PIB nacional e uma população de aproximadamente 27 milhões de pessoas. O governador Ronaldo Caiado preside o consórcio, com o objetivo de desenvolver os participantes e promover a cooperação entre os estados membros.