Desde o início do ano, mais de 77 mil toneladas de entulho foram removidas das bocas de lobo do Distrito Federal por meio do sistema mecanizado, que utiliza videomonitoramento robotizado e hidrojateamento. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) destacou que as equipes já limparam mais de 540 quilômetros de rede de drenagem e 22 mil bocas de lobo, reforçando o combate às enchentes, especialmente com a aproximação do período chuvoso.
O presidente da Novacap, Fernando Leite, enfatizou a importância desse trabalho contínuo, que se intensifica com a chegada do final do ano. O uso de caminhões adaptados e robôs foi viabilizado por um investimento de cerca de R$ 45 milhões, anunciado no início do ano pelo governador Ibaneis Rocha, com o objetivo de melhorar as condições das redes de drenagem da capital.
Além do sistema mecanizado, a Novacap conta com equipes próprias, que realizaram mais de 5 mil intervenções nos últimos dois meses, principalmente no Plano Piloto, onde os impactos das fortes chuvas são mais evidentes. Entre os serviços executados estão desobstrução, reconstrução e reparos em bocas de lobo.
Especificamente nas tesourinhas da Asa Norte, ocorreram cerca de 600 intervenções, com mais de 3 mil metros de redes pluviais desobstruídas. Fernando Leite ressaltou que, apesar do trabalho intenso realizado até o momento, as equipes continuarão atuando diariamente para garantir o bom funcionamento do sistema de drenagem e minimizar os transtornos causados pelas chuvas.