Oscar Niemeyer, Juscelino Kubitschek, Lúcio Costa, Burle Marx, Athos Bulcão e Marianne Peretti, famosa pelos vitrais da Catedral, agora recebem visitantes na W3 Sul por meio de novos murais, que foram recentemente concluídos no Espaço Cultural do Turismo e Artesanato, na 507 Sul. Esta homenagem aos ícones da construção de Brasília é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Turismo (Setur-DF) e a Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL-DF). O painel foi inaugurado em 2021, mas após necessitar de reformas devido à deterioração e pichações, os mesmos artistas foram convidados para revitalizar a obra, agora com uma nova instalação elétrica em LED.
“O mural da W3 Sul já se tornou um ponto turístico conhecido. As artes representam figuras centrais na história da nossa capital, e o trabalho dos artistas locais traz um valor especial ao projeto. A restauração era essencial, pois murais de grafite em várias cidades do mundo transformam espaços em atrações turísticas. Brasília também merece um trabalho assim”, afirmou o secretário de Turismo, Cristiano Araújo.
Wagner Silveira Júnior, presidente da CDL-DF, ressaltou que a transformação da W3 se inspira em cidades como Miami. “Esse trabalho traz cultura e turismo para o comércio e valoriza os artistas de Brasília, que trouxeram suas expressões para o painel”, explicou.
Ele também destacou as melhorias na infraestrutura da W3, incluindo a troca de calçadas e pavimentação, que atraem empresas e promovem a geração de empregos.
Sete artistas de Brasília foram convidados para a criação do mural: Key Amorim, Neew, Michele Mic, Didi, Breubs, Mikael Omik e Torquatto. Omik e Torquatto ficaram responsáveis pela parte central, homenageando Burle Marx e Marianne Peretti, e Oscar Niemeyer, respectivamente. “Representar figuras importantes da nossa cidade é grandioso. Brasília vai além da política; é uma cidade rica em cultura”, comentou Omik.
Torquatto destacou a boa combinação de seus trabalhos e a visibilidade do mural, que se tornou querido pela população e uma atração turística.
A aprovação do público foi evidente. “Achei muito bonito, traz uma nova cara para a W3”, disse a dona de casa Ivaneida Fontenela. “A transformação é linda e chama a atenção das pessoas”, acrescentou Jane Nascimento, auxiliar de serviços gerais.