Moradores das Áreas de Regularização de Interesse Social apresentam demandas no plenário da CLDF

Nesta quarta-feira (10), representantes de moradores das Áreas de Regularização de Interesse Social (Aris) do Distrito Federal compareceram à galeria do plenário da Câmara Legislativa (CLDF) para entregar um documento com demandas voltadas à inclusão no Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT). A ação foi coordenada pelo Movimento Vida e Água para as Aris e contou com apoio de deputados locais.

Durante a sessão, parlamentares defenderam a suspensão das operações de derrubada de moradias até a aprovação do PDOT. O deputado Fábio Felix (PSOL), presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos e Socioambientais das Aris, destacou a importância da mobilização: “Espero que esta seja a primeira de muitas marchas e movimentos importantes em torno da disputa do território e pelo direito à moradia. Só vamos arrancar a regularização no PDOT com luta, não tem outra forma”.

O deputado Gabriel Magno (PT) enfatizou o papel das Aris no desenvolvimento econômico, social e ambiental do DF e também defendeu a interrupção imediata das derrubadas. O deputado Rogério Morro da Cruz (PRD) reforçou a necessidade de regularização e escrituração das terras antes de novas demolições.

Chico Vigilante (PT) elogiou o trabalho do Movimento Vida e Água para as Aris, destacando conquistas como a oferta de água tratada na região da Fazendinha, no Sol Nascente. A mobilização recebeu ainda o apoio do presidente da CLDF, Wellington Luiz (MDB), e do primeiro vice-presidente, Ricardo Vale (PT), que colocaram seus mandatos à disposição para colaborar com a pauta das Aris.

Últimas