Março Mais Mulher: GDF promove mês de ações voltadas às mulheres do DF

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, marcou o lançamento do Calendário de Ações do Governo do Distrito Federal (GDF) para 2025, com um total de 351 iniciativas voltadas ao desenvolvimento e bem-estar das mulheres do DF. Pelo terceiro ano consecutivo, a Secretaria da Mulher (SMDF) coordenou o programa Março Mais Mulher, contando com a parceria de mais de 70 órgãos do GDF, administrações regionais, representantes do Judiciário, embaixadas e empresas públicas e privadas.

Durante todo o mês, as ações percorreram diversas regiões do DF, alcançando espaços estratégicos como a Casa da Mulher Brasileira, rodoviárias, secretarias, administrações regionais, parques, praças públicas, zoológico, centros olímpicos, cinemas e estádios. O objetivo foi garantir o acesso das mulheres a serviços essenciais, oportunidades de capacitação e momentos de lazer e bem-estar.

A vice-governadora Celina Leão destacou o impacto positivo das iniciativas promovidas pelo programa: “Encerramos o mês das mulheres com diversas atividades voltadas à saúde e ao bem-estar, demonstrando o sucesso do Março Mais Mulher. Foi uma ação integrada, com mais de 70 órgãos do GDF envolvidos. Março chegou ao fim, mas seguiremos implementando políticas públicas para que as mulheres se desenvolvam e tenham uma vida melhor. Cuidar das mulheres é investir em uma sociedade mais justa e igualitária”.

Ampliação das ações e compromisso com a equidade de gênero

A programação do Março Mais Mulher incluiu cursos, palestras, ações de saúde, esporte, educação, cultura e bem-estar, fortalecendo o compromisso do GDF com a equidade de gênero e a ampliação de oportunidades para as mulheres.

A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, ressaltou a importância da iniciativa: “Ampliamos as ações do Março Mais Mulher neste ano, com o apoio de todos os participantes, e construímos uma agenda repleta de atividades para as mulheres do DF. Nosso compromisso é continuar promovendo iniciativas que garantam acesso a serviços, capacitação e acolhimento”.

As equipes da SMDF também realizaram palestras em escolas e instituições de ensino, abordando temas essenciais para o fortalecimento e autoestima das mulheres. Com uma abordagem interativa e informativa, cerca de 2 mil alunos assistiram a 21 apresentações educativas sobre equidade de gênero e combate à violência contra a mulher.

Novos espaços de acolhimento e proteção

Dentro da política de fortalecimento da rede de atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade, a SMDF inaugurou, no dia 12 de março, o Comitê de Proteção à Mulher (CPM) de Águas Claras. Com essa nova unidade, o número de equipamentos de atendimento aumentou de 16 para 30 na atual gestão.

Os CPMs garantem acolhimento, orientação e encaminhamento para mulheres em situação de vulnerabilidade, garantindo que seus direitos sejam assegurados. “Mais um espaço seguro para que todas as mulheres recebam atenção e atendimento especializado. Nossas equipes, formadas por assistentes sociais, psicólogos e pedagogos, oferecem suporte em casos de violência, orientam sobre políticas públicas assistenciais e auxiliam no encaminhamento para cursos de capacitação”, conclui Giselle Ferreira.

Com a amplificação do programa e a ampliação dos equipamentos públicos, o GDF reafirma seu compromisso em fortalecer o papel da mulher na sociedade, garantindo direitos, oportunidades e bem-estar para todas as cidadãs do Distrito Federal.

Últimas