Ibaneis Rocha autoriza redução de interstício e promove mais de 2 mil militares no DF

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), autorizou nesta segunda-feira (28) a redução do interstício para a promoção de praças e oficiais da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF). A medida permitirá a ascensão de 2.254 militares, sendo 1.447 bombeiros e 807 policiais, como forma de valorização e reconhecimento das forças de segurança pública do DF.

“Recebi a solicitação na sexta-feira e achei bastante justa. Fizemos uma conversa e ajustamos tudo. Nas datas previstas, agora em julho e em agosto, teremos essa quebra de interstício beneficiando um elevado número de policiais e bombeiros. É um reconhecimento ao belíssimo trabalho desenvolvido aqui no Distrito Federal”, afirmou Ibaneis Rocha.

O interstício é o tempo mínimo que um militar precisa cumprir em determinado posto ou graduação antes de ser promovido. A redução desse período, segundo o governo, garante mais celeridade nas promoções e contribui para a motivação e permanência dos profissionais nas corporações.

Promoções ampliadas nas duas corporações

De acordo com o comandante-geral do CBMDF, coronel Moisés Alves Barcelos, a decisão do governo permitirá que o número de bombeiros promovidos quase triplique. “A nossa promoção iria abarcar 520 bombeiros. Agora são 1.447. Os praças serão promovidos em 30 de julho e os oficiais, em 25 de agosto.”

Na Polícia Militar, o impacto também será expressivo. A comandante-geral da PMDF, coronel Ana Paula Habka, destacou que, sem a redução do interstício, apenas 80 policiais seriam promovidos. “Com a liberação, teremos a promoção de 807 militares. Tudo isso pensando na valorização do policial. Quando falamos de 807 militares, estamos falando também de 807 famílias”, ressaltou.

Valorização e reforço da segurança pública

O secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, elogiou a sensibilidade do governador com as corporações e destacou a importância da medida para a manutenção da segurança no DF.

“As promoções são fundamentais para valorizar os profissionais e garantir o fluxo nas carreiras. Os militares que estão sendo promovidos fazem jus ao trabalho que vêm realizando. O DF tem se destacado com a redução dos índices criminais, e isso é fruto do empenho desses profissionais”, afirmou Avelar.

Com a medida, o governo do Distrito Federal reforça seu compromisso com a valorização das forças de segurança e contribui para a continuidade de políticas públicas voltadas à eficiência e à proteção da população.

Últimas