Ibaneis promete zerar fila de creches até dezembro em inauguração de nova unidade em Taguatinga

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou nesta quarta-feira (6/8) que pretende zerar a fila de espera por vagas em creches até dezembro deste ano. A declaração foi feita durante a inauguração do Centro de Educação da Primeira Infância Asa Branca, em Taguatinga, que atenderá 213 crianças de 4 meses a 3 anos de idade, com turmas do berçário ao maternal 2.

A cerimônia contou com a presença da vice-governadora Celina Leão (PP), autoridades locais e moradores da região. Em seu discurso, Ibaneis celebrou o avanço nas políticas de educação infantil desde o início de sua gestão. “É um momento de muita alegria. Em 2019, eram 26 mil crianças fora das creches, hoje são menos de 2.500”, declarou. “Falamos também de 26 mil mães que sofriam sem poder ajudar suas famílias com trabalho. Nossa meta é zerar a fila até dezembro.”

O governador anunciou ainda a construção de outras oito unidades, com previsão de entrega nos próximos 60 dias, além da ampliação do Cartão Creche, programa que oferece auxílio financeiro para famílias que precisam matricular os filhos em instituições privadas.

Na mesma ocasião, Ibaneis também revelou a criação de uma bolsa universitária voltada a estudantes do DF aprovados no Enem e matriculados em instituições de ensino superior fora do Distrito Federal.

“Estamos investindo na área certa: em educação, para dar oportunidade de crescimento e desenvolvimento para todas as famílias”, concluiu o governador.

O administrador regional de Taguatinga, Renato Andrade, destacou o simbolismo da entrega. “Era um sonho de 67 anos que se concretiza hoje com a inauguração oficial dessa creche”, afirmou. Ele adiantou que uma segunda unidade será entregue em breve e que já há planos para a construção de uma terceira creche na região da M Norte.

Últimas