Hemocentro de Brasília faz alerta para queda nas doações de sangue em agosto

A Fundação Hemocentro de Brasília registrou, neste mês de agosto, uma média de 121 doações de sangue por dia, número 33% abaixo do ideal de 180 bolsas diárias necessárias para manter os estoques em níveis seguros. Este é, até agora, o menor índice de doações de 2025.

A baixa umidade e o aumento de doenças respiratórias típicas do período seco agravam uma queda que já é histórica nesta época do ano. Atualmente, o estoque do tipo AB- está em nível crítico. Os tipos O+, B- e A+ estão baixos; O-, B+ e A- estão regulares; e apenas o AB+ apresenta quantidade adequada.

“A queda no número de doações coloca em risco pacientes que dependem de transfusão diariamente, como pessoas em tratamento de câncer, vítimas de acidentes e pacientes com doenças crônicas. Precisamos da colaboração de todos para reverter esse quadro”, alertou Kelly Barbi, gerente de Captação de Doadores do Hemocentro.

Ação especial em Taguatinga

Para incentivar as doações, o Hemocentro realizará, na próxima quinta-feira (14), uma coleta externa no Assaí Atacadista, em frente ao Taguatinga Shopping. O agendamento já pode ser feito pelo site Agenda DF.

O Hemocentro é responsável por abastecer toda a rede pública de saúde do DF e hospitais conveniados, como o Hospital da Criança de Brasília José Alencar, o Hospital das Forças Armadas (HFA) e o Instituto do Coração do Distrito Federal.

Como doar

O agendamento pode ser feito pelo site Agenda DF ou pelo telefone 160 (opção 2). Também é possível doar por encaixe, conforme a capacidade de atendimento.

O funcionamento do Hemocentro é de segunda a sábado, das 7h15 às 18h, exceto feriados.

Requisitos para doação:

  • Ter entre 16 e 69 anos
  • Pesar mais de 51 kg
  • Estar saudável

Quem teve gripe, covid-19 ou dengue deve respeitar os prazos de inaptidão temporária, conforme orientações no site do Hemocentro.

Últimas