Brasília, 29 de julho de 2025 – O Governo do Distrito Federal (GDF) deu mais um passo rumo à modernização do transporte público nesta terça-feira (29), com a apresentação de parte da nova frota de ônibus da Viação Pioneira e o lançamento do aplicativo DF no Ponto, voltado à mobilidade inteligente. O evento ocorreu na faixa central do Eixão Sul e contou com a presença do governador Ibaneis Rocha e da vice-governadora Celina Leão.
Ao todo, 444 novos ônibus serão entregues até o próximo ano, sendo 207 ainda em 2025. Os veículos atenderão cerca de 350 mil passageiros das regiões do Gama, Santa Maria, São Sebastião, Candangolândia, Lago Sul, Jardim Botânico, Jardins Mangueiral, Itapoã, Itapoã Parque, Paranoá e Paranoá Parque. Destes, 25 ônibus ampliarão a frota atual, enquanto os outros 419 substituirão veículos antigos, parte com renovação antecipada.
“Nossa meta é renovar 100% da frota até o final do mandato. Mobilidade se faz com infraestrutura e também com veículos modernos, que ofereçam mais conforto, segurança e menos tempo de espera”, destacou o governador Ibaneis Rocha.
Além de modernas, as novas unidades seguem o padrão Euro 6, que reduz em até 80% a emissão de poluentes, e vêm equipadas com elevadores para acessibilidade, GPS, câmeras de segurança, sistema antiesmagamento, portas elétricas e desligamento automático em marcha lenta.
Para a vice-governadora Celina Leão, o investimento representa um marco no compromisso do GDF com a mobilidade urbana.
“Estamos entregando mais conforto, segurança e eficiência para a população. O novo aplicativo complementa esse avanço, facilitando o dia a dia dos usuários do transporte público”, afirmou.
Aplicativo DF no Ponto
Durante o evento, também foi apresentado o novo aplicativo DF no Ponto, disponível gratuitamente para sistemas Android e iOS. A ferramenta oferece dez funcionalidades, como planejamento de rotas, busca por linhas, localização dos ônibus em tempo real, consulta de horários nas paradas e envio de sugestões ou reclamações.
Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, o aplicativo é resultado de uma parceria entre a Semob e a TCB.
“É a primeira versão. Esperamos o feedback da população para seguir aprimorando a experiência do usuário”, explicou.
Além do app, o GDF testa o uso de QR Codes em dez pontos estratégicos da cidade, possibilitando o acesso às informações das linhas em tempo real com o simples uso da câmera do celular, sem a necessidade de instalar o aplicativo.
Outros investimentos em mobilidade
A renovação da frota se soma a outros projetos do GDF para modernizar os modais de transporte no DF. Foi lançada recentemente a licitação para a conclusão do BRT Sul, com três etapas de obras entre Santa Maria e o ParkShopping, onde haverá integração com o BRT Oeste.
O governo também avança com a expansão do metrô:
- As obras da linha de Samambaia já começaram com a fase de terraplanagem.
- Está em fase final o processo de licitação da expansão do metrô de Ceilândia, que deve atender mais de 100 mil passageiros por dia.
Com essas iniciativas, o GDF reafirma seu compromisso com uma Brasília mais conectada, moderna e sustentável, colocando a tecnologia e a infraestrutura a serviço da população.