O Governo do Distrito Federal (GDF) inaugurou, nesta quarta-feira (8), o Centro de Educação Infantil (Cepi) Abelha Mirim, em Santa Maria, atendendo 188 crianças em período integral. Com a nova unidade, a fila de espera para o maternal I e II na região administrativa foi zerada.
O governador Ibaneis Rocha destacou que a política pública vai além do acolhimento às crianças:
“Essa obra deixa o meu coração muito feliz, porque não é só para a criança, é para a família. Muitas mães podiam entrar no mercado de trabalho agora que têm onde deixar seus filhos com segurança e qualidade.”
A vice-governadora Celina Leão ressaltou que a creche garante acesso à educação desde a primeira infância, fortalecendo o desenvolvimento das crianças e oferecendo tranquilidade às famílias.
Estrutura e investimento
Localizado na EQ 215/315, Lote B, no CAIC de Santa Maria, o Cepi possui 10 salas de aula em 1.311,97 m², distribuídas em dois blocos, com lactário, berçário, pré-escola, solários, área de amamentação, refeitório, cozinha, playground e horta.
A obra teve investimento de R$ 5,67 milhões, financiados pelo FNDE e contrapartida do GDF, com execução da CBC Construtora Brasil Central e fiscalização da Novacap.
Ampliação da rede de educação infantil
Segundo a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, a lista de espera por vagas na rede pública caiu de 24 mil para 2,5 mil crianças, com previsão de zerar totalmente até 2026. Além do Cepi Abelha Mirim, outros oito Cepis estão em construção em Paranoá, Guará, Riacho Fundo II, Lago Norte, Recanto das Emas e Planaltina.
Desde 2019, o GDF já inaugurou 27 unidades de educação infantil, fortalecendo o acesso à educação de qualidade para crianças em todo o Distrito Federal.
“Somos o governo que mais fez creches no DF”, destacou Ibaneis Rocha, durante a cerimônia de entrega do Cepi.