O Governo do Distrito Federal (GDF) entregou, nesta quarta-feira (22), os certificados de conclusão e troféus para 287 empresas que participaram do Programa DF+, o qual oferece consultoria para aumentar a produtividade e estimular a inovação no setor produtivo. A cerimônia foi realizada no auditório do Senai de Taguatinga. Durante o evento, o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, ressaltou a importância do programa em melhorar os processos empresariais e fomentar o desenvolvimento. Ele destacou que investir na qualificação dos trabalhadores e empresários da área industrial é crucial para aumentar a produtividade e melhorar a qualificação profissional no Brasil.
O DF+ foi criado em 2019 através de um convênio entre a Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAPDF) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF), com apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Distrito Federal (Secti-DF). O programa oferece três tipos de consultoria: DF+ Produtivo, focado na redução de desperdícios e aumento da produtividade; DF+ Avançado, que implementa conceitos de indústria 4.0; e DF+ Eficiente, que se concentra na eficiência energética.
Leonardo Reisman, secretário da Secti, enfatizou que o programa tem como missão aumentar a produtividade das pequenas e médias empresas, que compõem grande parte da base produtiva do Distrito Federal. Até maio deste ano, 312 empresas concluíram a assistência e 36 estão sendo atendidas atualmente. Dados do Senai-DF indicam que 95,84% das empresas participantes aumentaram sua produtividade após participarem do DF+ Produtivo.
As equipes técnicas do Senai-DF prestam consultoria identificando gargalos no processo produtivo e melhorias no layout das estruturas das empresas participantes. Marco Secco, diretor regional do Senai-DF, afirmou que a meta mínima é aumentar a produtividade em 20%, mas alguns casos alcançaram até 100% de melhoria.
Entre as empresas beneficiadas está a Elétrica Guimarães, cujo aumento de produtividade foi de 25%. A empresária Ana Paula Guimarães destacou a eficácia do programa em identificar e resolver problemas de produção.
Para participar do DF+, as empresas interessadas devem realizar uma autoavaliação no portal maturidade.senai40.com.br. Após essa etapa, um consultor do Senai-DF entrará em contato para confirmar a adesão, desde que a empresa atenda aos requisitos exigidos pelo programa, como ter um processo produtivo em operação no momento da consultoria. Mais informações podem ser encontradas no site do DF+.