No encerramento do Agosto Lilás, mês de combate à violência contra a mulher, a governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, destacou ações do governo a favor das mulheres, incluindo a criação de auxílio para órfãos de feminicídio.
O pronunciamento ocorreu na Câmara Legislativa do DF, onde o projeto de lei nº 549/2023 foi aprovado, estabelecendo o programa “Acolher Eles e Elas”. Os requisitos para o benefício envolvem ser órfão de feminicídio, ter até 21 anos, residir no DF por dois anos e demonstrar vulnerabilidade econômica.
A governadora salientou a importância de recursos para políticas públicas femininas e ressaltou o compromisso do governo em combater o feminicídio. Giselle Ferreira, secretária da Mulher, enfatizou o apoio psicológico, além do auxílio financeiro, visando interromper o ciclo de violência.
Celina Leão também determinou a regulamentação da Semana de Combate à Violência contra a Mulher nas instituições de ensino, e propôs a inclusão de capítulos sobre proteção da mulher e combate à violência nos cursos de formação de policiais.
Essas medidas refletem o compromisso do governo em enfrentar a violência de gênero e proporcionar apoio integral às vítimas.